terça-feira, 18 de abril de 2017

As origens negras do Tango.




 Tango Negro.

Para entender porque  se pode  afirmar  que a origem do tango é africana tem que ter em consideração a historia, documentos e claro a audição que é a prova mais clara para admitir qualquer argumentação.
Se  se escutam estilos como a Milonga se pode verificar claramente , pelas sincopas e pelo ritmo que não existe antecedente ou influencia musical de este gênero na música européia.
As evidencias  permitem identificar que existem pelo menos dois subgêneros do Tango que são de origem negro é este nosso assunto de hoje.

A origem Negra do Tango.

Os ritmos que fazem parte do Tango.
Falando estritamente dos ritmos internos do tango,  se pode enumerar 1) a milonga (habanera e a milonga surenha ); 2)o tango candombe; 3)  o tango propriamente dito; 4) a valsa (mais intimista e mais rápida) e 5) o estilo Piazzolla.
É importante sublinhar que estes subgêneros do tango também se refletem na dança.

A milonga.

Falando sobre os subgêneros do Tango,  se pode citar como exemplo de um ritmo de Milonga habanera a gravação de “La Trampera” (Anibal Troilo,  interpretada pelo duo Troilo e Grela) e também a milonga “Milonga Sentimental” ( Sebastian Piana e Homero Manzi) e para ouvir esta última numa interpretação mais atual, a temos  com o guitarrista  Luis Salinas. O caráter do ritmo é alegre, swingado e febril.
Milonga alem de ser o nome do ritmo do qual se esta falando é o nome que se dá as reuniões onde se dança tango, até hoje as pessoas falam: “vamos hoje numa milonga? “ , por exemplo.
Pelo estilo do ritmo e pelo caráter libidinoso da dança durante muitos anos foram proibidas as milongas em Buenos Aires, estas se alocavam nos bairros de San Telmo e Balvanera, até teve um Bispo que chegou a proibir as reuniões dançantes e até chegou ao cumulo de permitir apenas a dança entre pessoas do mesmo sexo mais a medida não pegou e o tango acabou se afirmando.


O Tango Candombe.
O Candombe é um ritmo afro que foi muito desenvolvido as margens do Rio de la Plata,  em Buenos Aires e, sobretudo em Montevidéu (Uruguai). Existem alguns tangos com ritmos de Candombe da primeira época do  Tango  e outros mais atuais que lembram o passado. Da primeira época, podemos citar o tango –candombe “Con la música en el alma” de Francisco Canaro do filme Candombe de 1951 ou composições como ‘Siga el baile” interpretadas por Alberto Castillo .  Das versões mais atuais deste estilo podemos citar a do músico uruguaio Ruben Rada e seu “Candombe para Gardel”, este estilo é na realidade ritmicamente o Candombe, só que esta colocado em outro contexto.
Existe um filme chamado “el hombre de la esquina rosada” de Manuel Mugica de 1962 onde se podem escutar tangos – candombes  muito característicos.

A historia.

A população negra em Buenos Aires, em principio do século XIX era de 50 % do total das pessoas que habitavam a cidade. O tango começou ligado a instrumentos básicos de percussão; no final do século XIX se transformou e reuniu o clarinete, a flauta, o violão, harpa até incorporar o  bandoneon, que hoje é o instrumento símbolo do estilo (se existe interesse  em se aprofundar neste tema, podemos citar fontes como “Buenos Aires,negros y tango” de Oscar Natale,  e  um artigo muito bom, que me foi indicado por Pata Corbani ,um especialista no tema, intitulado “ Los afroargentinos y el origen del tango”, de Ricardo Rodrigues Molas).
Na época  que o Tango começa a se fazer mais visível , princípios do século XX, existiam em Buenos Aires muitos compositores e instrumentistas negros,  isto ocorria porque os negros tem uma tendência  natural com a música, e também porque a música lhes permitia a possibilidade de um oficio para sobreviver. Os músicos negros o mais famoso foi Anselmo Rosendo Mendizábal  que foi um pianista e compositor popular e também Carlos Posadas foi outro violinista, pianista, violonista conhecido na época.

Como aconteceu com o jazz e a música cubana, podemos dizer que o Tango nasceu nos subúrbios, nos prostíbulos e na marginalidade. Só depois todos os ritmos concernentes ao tango seriam valorizados pela elite e se popularizariam para o resto da população local e mundial.

Tango Negro

Não podemos deixar de lembrar a um dos militantes mais importantes músicos que defenderam a teses de que o Tango é negro, Juan Carlos Caceres que incluiu no repertorio de seus show  muitas milongas e  tangos candombes, ele  disseminou  esta bandeira pelo mundo inteiro, inclusive foi rodado agora um documentário  justamente chamado de Tango Negro , as raízes negras do tango pelo cineasta angolano  Dom Pedro onde se menciona ao Caceres e toda esta retomada da raiz negra do tango.
Lembramos também ao pianista afro descendente Horacio Salgán compositor de tangos de vanguarda como " a fuego lento" e renomados cantores como Raúl Lavie e Miguel Montero entre muitos outros.
Para finalizar queria também me referir ao meu grupo de música Tango Negro  residente no Rio de Janeiro onde misturo ritmos brasileiros como o Afoxê com a milonga e onde toco música brasileira ( choro) em ritmos de Tango e tangos em ritmos como Frevo , marcha e até Samba canção.



Um comentário:

  1. O tango não é só uma lembrança, é história e paixão.

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