sábado, 4 de fevereiro de 2017

Chacarera

A  Chacarera.

A chacarera  é um gênero musical argentino ,  tem um dos ritmos mais sincopados do mundo, junto com o Candombe e a Milonga são os que mais evidenciam a presença da cultura africana na musicalidade argentina.
O seu título se deve aos “chacareros”, nome com o que se conheciam os trabalhadores rurais.
O vocábulo «chacarero»,  vem de quem trabalhava numa chakra: ‘plantação de milho’, em  (quíchua santiagueño). O estilo acabou sendo batizado assim porque geralmente se dançava no campo, no sertão
.
Aqui uma chacarera  tradicional “ chacare del rancho”. Os Irmãos Ávalos
 Origem.

Existe toda uma serie de suposições sobre como começou a chacarera, o músico Manolo Juarez afirma que o ritmo se criou em Santiago del Estero a partir de sociedades quilombolas formada por  negros que  fugiram de uma rota de transporte de riquezas que vinha desde Peru até Buenos Aires.
Se escutamos o som da costa peruana podemos afirmar que existem evidencias de parentesco e de linhagem musical entre estas manifestações.
Uma segunda possibilidade seja que nasceu da mistura da própria população negra e indígena quíchua de Salamina (interior de Santiago), os negros eram o 70 % da população e as primeiras letras são versos em quíchua.
Fora esta questão o ritmo da chacarera e a presença  do bumbo legüero são uma prova clara da presença negra.

Historia.

Existe registros  de chacareras desde 1850 , mas a primeira versão musical foi de  Andrés Chazarreta em 1911. 
A chacarera se desenvolveu em mitos como o da “La Telesita” que inspirou poetas, músicos e bailarinos; ela se desdobrou em músicos como Manuel Gómez Carrillo  que escreveu  “ La Rapsodia Santiagueña” até a família Carabajal, os irmãos Ábalos , Hugo Díaz, Jaime Torres,Ariel Ramirez  El Chango Farias Gomez, Eduardo Lagos, el Cuchi Leguizamón e tantos outros, a historia da chacarea esta viva.
Aquí  La Telesita”. https://youtu.be/a8Y2q8iE8tM


Forma.

Alem do ritmo uma das características do gênero e que sua forma: começa com uma introdução e depois alterna as frases: intro- estrofa (também chamada de verso ou copla).
Esta alternância de intro- estrofa se define com uma seqüência final: estrofa e refrão a seguir têm um interlúdio instrumental e depois repete a forma toda.

Tipos

Temos a chacarera e a chacarera trunca elas por sua vez podem ser simples, dobles ou largas.  
 A chacarera define o refrão no tempo forte a trunca se caracteriza por que sua melodia não descansa no tempo um (não resolve no tempo forte).
A simples tem uma melodia de 8 compassos, a doble (a mais difundida) tem 12  e a larga te 16 compassos.

Chacarera simples.

Aqui  uma chacarera de 8 compassos. La afinación del diablo”  - Autor: Recop Chingolo Suarez, interpreta: Siembra y su Gente.

Chacarera doble.

É uma variante da chacarera, originaria de Santiago del Estero, exemplo.: “Añoranzas” , autor: Julio Argentino Jerez. Canta: Ernesto.
forma : intro- estrofa (12 compassos) – (intro)- estrofa- intro- estrofa – refrão- interlúdio (solo de percussão)- intro –estrofa- intro- estrofa- intro- estrofa – refrão.fim.

Chacarera trunca.

O nome trunca, “truncada” em português  na realidade teria que se chamar pendurada ou sincopada.
A distinção é que no final do refrão a frase fica no ar, exemplo: “Como arbolito en otoño”, autor: Peteco Carabajal, interpreta:Sergio Galleguillo.
Forma :pré intro- intro – estrofa (8 compassos – é chacarera simple) – intro- estrofa- intro- estrofa-refrão- interlúdio (solo de violino)....repeti a forma .

 Chacarera larga.

A característica é que o tamanho  da estrofa tem 16 compassos , exemplo  “A don Ata”. Mario Alvarez Quiroga, canta Horacio Guarani.
Fora estas variantes existen 4 tipos de chacareras perfeitamente diferenciadas na Argentina:
- La Santiagueña

- La Tucumana
- La Chaqueña (salteña del Chaco Salteño)
- La Cordobesa

Ritmo :

 os pés  dos dançarinos estão em  uma subdivisão ternária, a melodia  junto com as palmas estão em 6/8  e os baixos da percussão e do violão apoiam o tempo três de um compasso  ternário..

 Instrumentação: violão, bombo  legüero, violino, sanfona, palmas.

Protagonistas. 
Aqui el Cuchi Leguizamon , chacarera de expediente
Aquí um dialogo com o afro cubano (el chango F G)
Aqui com uma sonoridade atual
Chacarera santiagueña / Mariana Baraj
Manolo Juárez e Daniel Homer (la olvidada)
Aquí “la oncena “. De Eduardo Lagos Juan Goñi, interpreta Mercedes Sosa.
https://youtu.be/-zA5LQVL8Tc

Mitos.
"la Telesita" mulher, dança e fogo. 
Mitos e lendas do sertão argentino.
A Telesita....
Diz a lenda, que uma mulher que vivia na floresta de forma eremita, ao ouvir a música das festas onde tocavam chacarera descia e dançava se embriagando até o amanhecer.
Um dia ela foi encontrada queimada, a partir daquele momento nasceu o mito e seu culto ; nas festas alguns a lembram bebendo e dançando sete chacareras seguidas até a exaustão....Um homem vestido como um boneco de palha dança na sua memoria em ceremonias e nas fazendas uma figura feminina de palha do lado de um copo de bebida lembra sua figura, é tida como milagreira.
Aqui trecho da letra da chacarera que leva seu nome
La Telesita
"Y así te verán bailando
loca en cada amanecer
como metida la danza
muy adentro de tu ser."....



Bibliografia
 La Chacarera bien mensurada ( Alberto Abecasis)e a  Historia viva de la Chacarera Santiagueña (Adolfo Marino Ponti)., diccionario de mitos e lendas de Santiago del Estero.









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