O Jazz no Rio neste ano de 2015 esta vivo, podemos afirmar que existem algumas casas onde acontecem eventos, muitos bons músicos, uma historia e uma multiplicidade de propostas dentro disso que chamamos de jazz.
No Rio nos anos 90 teve a Rio Jazz clube, o Jazzmania , o
People , o Mistura fina, casas que abrigaram projetos de jazz e que já
acabaram, festivais como o Free Jazz que aconteceram no Hotel nacional e
eventos ao ar livre que aconteciam os domingos a tarde no parque das Catacumbas
e no Arpoador...depois tivemos a Moderm
Sund, o Cais de Oriente, Esch Café no Leblon e no Centro, o Santo Scenarium na
Lapa ...
Hoje tem Festivais de Jazz em Rio das Ostras, Festivais
organizados por empresas ligadas a cartões de créditos ou automóveis como a
American Express Jazz Festival que troce a Wilton Marsalis ao Rio, o Festival
Mimo também vai trazer este ano atrações de jazz ao Rio e inclusive alguns
nomes como Keith Jarret são convidados de teatros como o próprio Municipal. A
rua do Lavradio tem um festival de jazz de New Orleans no carnaval e agora, dias
atrás, tivemos o Rio Jazz Festival acontecendo.
Lugares para ouvir.
Vou listar alguns lugares onde o que chamamos Jazz isto é a
música instrumental que inclui improviso pode ser ouvida.
1)
Triboz (
Lapa).
2)
Arlequim (Paço Imperial).
3)
Jazz no Ouvidor (Centro)
4)
Cais de Oriente (Centro)
5)
Vizta. (Leblron)
6)
Beco das Garrafas (Copacabana)
7)
Hotel Novo mundo (Flamengo)
8)
Jazz no Morro ( Cantagalo)
9)
The Maze (Catete)
10)
Quioskes
da Lagoa como o Arabe
11)
Al-Farabi (Centro)
12)
Semente
(Lapa)
13)
Brasserie. (Centro)
14)
Pedra do Sal (Gamboa)
15)
Otto (Tijuca)
16)
Carodosão
(Laranjeiras)
17)
Moviola livraria (Laranjeiras)
18)
Museu do Ingá (cinema jazz)
19)
Bar Italia ( Niteroi).
20)
Cariocando
(Catete)
21)
Saraus fechados, mas que acontecem regularmente
como o numa casa particular na Gavea.
22)
La Carmelita ( Centro)
23)
Godofredo (Botafogo).
24)
Hotel Pestana (Lapa)
25)
Cantinho da Batata (Niteroi).
26)
Marco (Santa Teresa).
27)
Zacks (Botafogo)
28)
Jazz no AABB (Tijuca)
29)
Terças com Jazz na Igreja Bete-Javet de
Queimados
30)
Leviano Bar (Lapa)
31)
Armazém do Jazz (Realengo)
32)
Intrumental Nueva Vida (Botafogo)
33)
Armazém
Cultural São Joaquim (Santa Teresa)
34)
Inferninho Chique (Lapa)
35) Olho da Rua (Botafogo)
36) Armazém 102 (Botafogo)
35) Olho da Rua (Botafogo)
36) Armazém 102 (Botafogo)
Os Estilos.
As alternativas são desde um som
mais experimental até um som comportado, sempre com o ênfases no improviso e no
repertorio de standars brasileiros
(bossa, samba-jazz) ou americanos
(baladas, be-bop, funk jazz).
No ano de 2010 aconteceu no Rio um fenômeno importante,
bandas como Nova Lapa e quinteto Nuclear chegaram a reunir mais de 500 pessoas
por noite nas ruas da Lapa,hoje essa geração nova como Pablo Arruda, Guga
Pellicciotti e outros músicos formaram
outros novos projetos como o “Afro Jazz” e se multiplicam oferecendo novas
tendências do estilo .
Outra alternativa é o som autoral de grupos de música
instrumental que misturam música brasileira com improvisos e que se apresentam
em casas como o Semente , o Arthur Dutra seria um dos seus expoentes.
Temos outros grupos que cultuam o som dos standars como o que
faz o pianista Osmar Milito no hotel Novo mundo toda semana .
Mais uma possibilidade interessante seria a que realiza o músico Roberto
Rutigliano com seus tributos a grandes nomes do jazz, shows dedicados a Miles
Davis,Coltrane, Charlie Parker e Cortazar, Billie Holiday que acontecem
periodicamente no Arlequim no Paço imperial.
Temos grupos de sopros como Saxophonia do Idriss Boudrioua e o grupo Inventos do Vitor Gonçalves.
Temos grupos de sopros como Saxophonia do Idriss Boudrioua e o grupo Inventos do Vitor Gonçalves.
Existe também a alternativa do Samba-Jazz no tradicional Beco
das Garrafas e no Braserrie no centro com artistas como Kiko Continentino o nas
calçadas de Ipanema com o grupo de bossa nova “olho da rua” de Paulo Rego.
Temos o chamado Jazz cigano da tradição de Django Reinhardt com o guitarrista YuVal ben Ilor.
Temos o chamado Jazz cigano da tradição de Django Reinhardt com o guitarrista YuVal ben Ilor.
Temos também grupos que cultuam um diálogo com a música de câmara como o duo de Gilson Peranzzetta e Mauro Senise, adeptos de formações diferentes como a de órgão, guitarra e bateria com a pianista Vanessa Rodrigues, formações de fanfarras como a que participa Pedro Aune a Orleans Original Jazz , misturados com estilos brasileiros como o choro com grupos como “Tira Poeira” , "Tira o dedo do pudim" com Antonio Guerreiro ou o próprio Hamilton de Holanda;, podemos encontrar também outros desdobramentos, puxando mais para estilos dançantes do jazz como o que pratica o guitarrista americano Mark Lambert, também temos o pessoal do latin jazz com músicos como Adrian Barbet ou Altair Martins,.
temos até o Tango Jazz com o grupo Tango Negro.
Existe também a alternativa de escutar o jazz misturado com a temática ancestral afro-brasileira com o saxofonista Glaucus Linx.
A trajetória.
Existiram músicos de jazz brasileiros como o próprio
Pixinguinha que curtia o ragtime e ao Luis Amstrong, depois orquestras como a
Tabajara que incluíram no seu repertorio clássicos americanos, músicos como
K-Chimbinho, Paulo Moura, Edison Machado, Claudio Caribé , Barrosinho, Nico
Asumpção , Jose Roberto Beltrami, Marcio Montarroyos , Ion Muniz ou Vittor Assis Brasil
que realmente marcaram época na historia do Jazz brasileiro.
A galera do Samba-Jazz como o grupo Os gatos, Rio 65 trio , Tamba trio foram também fundamentais para o som instrumental na metade da década do 60.
Nos anos 70 toda uma geração de músicos emigrou para estudar nos EE.UU e em 1978 se realiza o primeiro festival internacional de Jazz em São Paulo com a presença de esto músicos que voltavam da Berklee misturando jazz com o sotaque brasileiro.
Os gringos.
A galera do Samba-Jazz como o grupo Os gatos, Rio 65 trio , Tamba trio foram também fundamentais para o som instrumental na metade da década do 60.
Nos anos 70 toda uma geração de músicos emigrou para estudar nos EE.UU e em 1978 se realiza o primeiro festival internacional de Jazz em São Paulo com a presença de esto músicos que voltavam da Berklee misturando jazz com o sotaque brasileiro.
Os gringos.
Podemos destacar também a importância da presença de alguns estrangeiros na formação e no desenvolvimento do jazz nestas latitudes : Dario Galante, Idriss Boudrioua, Mark Lambert, Adrian Barbet ,
Roberto Rutigliano, Andy Connell, Brunce Henry, Pablo Lapidusas, Torcuato
Mariano, Victor Biglione,Cliff Korman, Leonardo Amoedo São algum deles .
Gostaria também de destacar a importância que teve a presencia de alguns músicos estrangeiros consagrados na historia e no registro de discos dedicados ao jazz
brasileiro: Kenny Barron por exemplo gravou discos lindos dedicados ao Samba
Jazz, o próprio Cannoball Aderley e o Gerry Mulligan frequentaram o Brasil na
época da bossa nova...Toots Thielemans gravou discos lindos dedicados a um
diálogo entre o jazz e a música brasileira e o laureado Coleman Hawkins também se rendeu aos sons cariocas gravando Desafnado de Tom Jobim.
.
Os protagonistas atuais.
Os músicos dedicados ao estilo são de alta qualidade técnica
e todos tem muita capacidade de improviso que é o que realmente caracteriza o
estilo, entre os que estão na ativa musical podemos citar: Sergio Barrozo , Bruno
Aguilar, Luiz Alves, Nema Antunes,Jorge Elder,Alex Rocha, Paulo Russo , Ronaldo
Diamante, Adrian Barbet, Jeferson Lescovich, Bruno Migliari ,Pedro Aune, Alex
Malheiros, Edson Lobo,Augusto Matoso, Tony Botelho, Xandy Rocha, Guto Wirtti, Adriano
Gifoni, Ed Menezes, Nei Conceição, Jimmy Santa Cruz, Rodrigo Vila no baixo e contrabaixo ,
Kiko Continentino, Adriano Souza, Claudio Andrade,Luiz Otavio, João Braga, Eduardo
Farias, Tomás Improta, Gilson Peranzzetta, Itamar Assiere, Gijs Andriessen, Rodrigo Zaidan, Natan Gomes, Hamleto
Stamato, Dudu Viana, Flavio Paiva, Marbio Ciribelli, Fernando Morais, Adaury Mothé, Leandro
Freixou, Rafael Vernet, Vitor Gonçalves,Antonio
Adolfo, Wan Chagas, Cliff Korman,Eumir Deodato, Pedro Milman, Marcos Ariel ,Marco Tommaso, Dom Salvador, Jeff Garden, Zezo Olimpo, Osmar Milito, Leo Freitas no piano, Robertinho Silva, Axu, D;Stefano, Roberto Rutigliano, Cassius Theperson Rafael Barata, Xande Figueredo , Paulo Diniz, Vitor Beltrami, Guga Pelliciottii, Andre Tandeta, João Bittencurt, Lucio Vieira, Jurin Moreira, Paulinho Braga, Erivelton Silva, Ivan Conti “Mamão”, Wilson Meirelles, Mac Willian Caetano, Tuti Moreno, Lourenço Dias de Vasconcellos, Pascoal Meirelles, João Cortez, Renato Calmon, Kleberson Caetano, Luisinho Sobral,Kiko Freitas, Fernando Pinto Pereira Emile Saubole, João Viana, Kim Pereira na bateria, Marcelo Martins, Fernando Trocado, Altair Martins, José Arimateia, José Bigorna, Guta Meneses, Paulo Levi, Josué Lopez, Leo Gandelman, Eduardo Neves, Jesse Sadoc, Idriss Boudrioua,Afonso Claudio, Ricardo Pontes,Thiago Ferté, Mauro Senise , Claudio Roditi, Daniel Garcia, Gustavo Contreras, Widor Santiago, Paulinho trompete, Diogo Gomes Serginho trombone, Glaucus Linx , Zeca Maretzky ,Mike Ryan, Yuri Villar, Alexandre Caldi,Carlos Malta ,Gabriel Grossi, Mauricio Einhorn, Vander Nacimento, Julinho Merlino nos sopros, Alexandre Carvalho, Leonardo Amoedo, Marcos Amorin, Victor Biglione, Bernardo Bosisio, João Castilho, Dino Rangel, Thiago Trajano, Nelson Faria, John Cassio e YuVal ben Ilor,Torcuato Mariano, Robertinho de Paula, Ricardo Silveira , Gabriel Impronta, Luiz Poter, Toninho Horta nas guitarras, Chico Chagas no acordeom.
Adolfo, Wan Chagas, Cliff Korman,Eumir Deodato, Pedro Milman, Marcos Ariel ,Marco Tommaso, Dom Salvador, Jeff Garden, Zezo Olimpo, Osmar Milito, Leo Freitas no piano, Robertinho Silva, Axu, D;Stefano, Roberto Rutigliano, Cassius Theperson Rafael Barata, Xande Figueredo , Paulo Diniz, Vitor Beltrami, Guga Pelliciottii, Andre Tandeta, João Bittencurt, Lucio Vieira, Jurin Moreira, Paulinho Braga, Erivelton Silva, Ivan Conti “Mamão”, Wilson Meirelles, Mac Willian Caetano, Tuti Moreno, Lourenço Dias de Vasconcellos, Pascoal Meirelles, João Cortez, Renato Calmon, Kleberson Caetano, Luisinho Sobral,Kiko Freitas, Fernando Pinto Pereira Emile Saubole, João Viana, Kim Pereira na bateria, Marcelo Martins, Fernando Trocado, Altair Martins, José Arimateia, José Bigorna, Guta Meneses, Paulo Levi, Josué Lopez, Leo Gandelman, Eduardo Neves, Jesse Sadoc, Idriss Boudrioua,Afonso Claudio, Ricardo Pontes,Thiago Ferté, Mauro Senise , Claudio Roditi, Daniel Garcia, Gustavo Contreras, Widor Santiago, Paulinho trompete, Diogo Gomes Serginho trombone, Glaucus Linx , Zeca Maretzky ,Mike Ryan, Yuri Villar, Alexandre Caldi,Carlos Malta ,Gabriel Grossi, Mauricio Einhorn, Vander Nacimento, Julinho Merlino nos sopros, Alexandre Carvalho, Leonardo Amoedo, Marcos Amorin, Victor Biglione, Bernardo Bosisio, João Castilho, Dino Rangel, Thiago Trajano, Nelson Faria, John Cassio e YuVal ben Ilor,Torcuato Mariano, Robertinho de Paula, Ricardo Silveira , Gabriel Impronta, Luiz Poter, Toninho Horta nas guitarras, Chico Chagas no acordeom.
Cantoras como Alma Thomas, Rowena Jameson, Folakemi. Leila
Maria, Indiana Nomma, Andrea Dutra ...
Big Band como a Baixada Jazz Band, UFRJAZZ e a Orquestra
Atlântica, a orquestra Revelia.
Importante destacar a figura de "anjos da guarda": produtores , amigos da causa como Nego Bom do Jazz, Mauro Wermelinger que milita por uma música instrumental fora da estética do "happy hour", donos de lojas
de discos que acabam se tornando radiadores da cultura, pessoas como Marcio Pinheiro que ajudaram a desenvolvem este movimento, radialistas como Jota Carlos e como Antonio Jorge que durante anos levou o programa de jazz na radio Catedral ( hoje comandado por Sidney Ferreira) , Reinaldo Figueiredo humorista , contrabaixista da Companhia Estadual de Jazz e radialista ao mesmo tempo - guerreiros genuínos que apoiam a cultura.
Jam Session.
um estilo tem seus músicos, sua instrumentação e também uma serie de standars que debem chegar a uns 120 que todos os músicos conhecem e que tocam habitualmente, estas músicas normalmente estão escritas no Real Book que é uma especie de catálogo dos temas que se sugerem em estas reuniões informais.
Músicas como Estela , My funni Valentine, Cantalupe Island de Herbie Hancock, de Wayne Shorter - Footprints -, Amazonas de João Donato,Bananeira de Moacyr Santos, Solar de Miles, Bossas novas como Samba de uma nota só ou composições de Jobim como Chovendo na Roseira, músicas do Hermeto como o Ovo fazem parte deste cardápio musical.
O novos.
Existem garotos que hoje estão com pouco mais de 20 anos mas que já convivem com a música desde pequenos e que tem uma performance de destaque, podemos falar do pianista Eduardo Farias, dos bateristas Lourenço Dias Vasconcellos (também compositor), e Antonio Neves (também trombonista) ,dos baixistas Miguel Dias e Pablo Arruda e do guitarrista e produtor Luiz Potter apenas para falar de alguns deles.
Grupos.
Podemos falar de grupos como Azimuyh, de Cama de Gato como alguns dos mais conhecidos, Hermeto Pascoal poderia ser considerado um músico com uma linguagem relacionada com o jazz que realizou o projeto de grupo por muitos anos ; temos também grupos importantes e menos conhecidos como "Balya" do Xande Figueredo, Rafael Vernet, Ed Menezes e Eduardo Neves e o Xekerê com varias formações e "Sem Batuta"do Alexandre Caldi,Pindorama foi outro grupo autoral do Flavio Paiva, Ronaldo Diamante, hoje temos ainda o grupo Bamboo. o Agua Viva ou o grupo do pessoal mais jovem o Taranta como exemplo de projetos com uma agrupação fixa.
Jam Session.
um estilo tem seus músicos, sua instrumentação e também uma serie de standars que debem chegar a uns 120 que todos os músicos conhecem e que tocam habitualmente, estas músicas normalmente estão escritas no Real Book que é uma especie de catálogo dos temas que se sugerem em estas reuniões informais.
Músicas como Estela , My funni Valentine, Cantalupe Island de Herbie Hancock, de Wayne Shorter - Footprints -, Amazonas de João Donato,Bananeira de Moacyr Santos, Solar de Miles, Bossas novas como Samba de uma nota só ou composições de Jobim como Chovendo na Roseira, músicas do Hermeto como o Ovo fazem parte deste cardápio musical.
O novos.
Existem garotos que hoje estão com pouco mais de 20 anos mas que já convivem com a música desde pequenos e que tem uma performance de destaque, podemos falar do pianista Eduardo Farias, dos bateristas Lourenço Dias Vasconcellos (também compositor), e Antonio Neves (também trombonista) ,dos baixistas Miguel Dias e Pablo Arruda e do guitarrista e produtor Luiz Potter apenas para falar de alguns deles.
Grupos.
Podemos falar de grupos como Azimuyh, de Cama de Gato como alguns dos mais conhecidos, Hermeto Pascoal poderia ser considerado um músico com uma linguagem relacionada com o jazz que realizou o projeto de grupo por muitos anos ; temos também grupos importantes e menos conhecidos como "Balya" do Xande Figueredo, Rafael Vernet, Ed Menezes e Eduardo Neves e o Xekerê com varias formações e "Sem Batuta"do Alexandre Caldi,Pindorama foi outro grupo autoral do Flavio Paiva, Ronaldo Diamante, hoje temos ainda o grupo Bamboo. o Agua Viva ou o grupo do pessoal mais jovem o Taranta como exemplo de projetos com uma agrupação fixa.
Final.
O jazz é um estilo que prima pela criatividade e que
possibilita que o ouvinte presencie ao vivo performances de improvisos que
sempre trazem algo de novo e de estimulante para seus ouvidos.
Cortazar afirmava que o Jazz seria uma espécie de música
folclórica universal algo que faz você
se sentir em casa, que nos acolhe com uma sonoridade familiar quando você esta
em qualquer pais como se fosse uma música que nos acompanhou sempre a todos
lados.
Excelente levantamento sobre a cena do jazz no Rio.
ResponderExcluirAbçs, Wilson Garzon.
obrigado Wilson minha ideia era fazer um panorama e fortalecer a ideia de uma música instrumental criativa no Rio.
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